Os 10 Benefícios do Quiabo

Muitas pessoas adoram comer quiabo outras porém não gostam por causa de sua aparência o que eles não sabem é que o quiabo possui muitos benefícios, por isso neste artigo vou te mostrar quais os principais Benefícios do Quiabo.

A famosa “baba” que o quiabo solta tem uma excelente quantidade de mucilagens, fibras que retardam o processo de esvaziamento gástrico o que promove aquela boa sensação de saciedade.

O Quiabo e Todos os Seus 10 Benefícios

O Primeiro Benefício : O Quiabo ajuda a manter os olhos saudáveis por conter quantidades significativas de vitamina A e compostos de carotenoides, e assim evitando doenças oftalmológicas.

O Segundo Benefício : Devido ao seu alto teor de fibras e aquela sua “baba” que ajudam a facilitar os movimentos intestinais, o quiabo atua contra a prisão de ventre assim funcionando como um laxante natural.

O Terceiro Benefício : Ele é uma excelente fonte de ácido fólico, por isso ele é muito importante para as futuras mamães, pois o ácido fólico, vitamina do complexo B, é essencial para o processo de formação do tubo neural nos fetos.

O Quarto Benefício : Ele também tem um poder antioxidante da vitamina A, ameniza o surgimento de rugas, cicatrizes e acne.

O Quinto Benefício : Excelente para o combate a anemia pois é fonte de ferro que ajuda na produção de glóbulos vermelhos

 

O Sexto Benefício : As fibras do quiabo favorecem a desintoxicação do organismo ajudando em casos de obesidade

 

O Sétimo Benefício: Cura úlceras, por ser anti-inflamatório fornece uma camada protetora  temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras.

O Oitavo Benefício: Combate doenças dos órgãos genitais, ele trata distúrbios genitais, como sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia, além de aumentar a potência sexual.

O Nono Benefício: Mantém a saúde do sistema cardiovascular, as suas fibras promovem a redução dos níveis de colesterol

O Décimo Benefício: Ele ajuda a tratar a diabetes, quiabo diminui a absorção de glicose, controlando os níveis de açúcar do sangue.

Receita de água de quiabos para diabetes

Dois quiabos médios

um copo de água (300 ml)

Modo de Preparo

Leve os quiabos, corte suas pontas e divida ao meio e coloque na água.

Deixe descansar por uma noite, retire os quiabos no dia seguinte e tome a água de preferência em jejum.

Pesquisas que levaram a este artigo

  • Quiabo sifilis
  • Beneficio do Quiabo
  • beneficios do quiabo para tuberculose
  • que beneficios os quiabos traz a saude das pessoas
  • quiabo antiflamatorio

 

Observações

Evitar os excessos – como já adiantamos, o quiabo pode ser ingerido de diversas maneiras, mas por conta dos oxalatos encontrados nesse vegetal é preciso consumi-lo sem exageros, uma vez que esses exageros podem causar problemas aos rins e vesícula promovendo os cálculos renais.

Como preparar – o quiabo é pouco apreciado por algumas pessoas devido ao gel (baba) que ele apresenta após o cozimento, mas para reduzir esse gel existem alguns segredinhos, tais como:

Água com gelo – antes de colocar o quiabo para cozinhar corte-o em rodelas finas e depois deixe-o de molho na água com bastante gelo por pelo menos 15 minutos. Em seguida, escorra essa água gelada e coloque-o para cozinhar.

Outra dica é colocar algumas gotas de vinagre sobre o quiabo enquanto ele estiver refogando ou cozinhando.

Também é importante escolher esse vegetal no memento de comprá-lo no mercado. Prefira sempre os dedos menores que são mais macios, uma vez que o quiabo maior tem ainda mais fibras e é de difícil mastigação, mesmo depois de cozido.

Mesmo com todos os benefícios sobre o quiabo que mencionamos acima, devemos lembrar que esse vegetal não é nenhum medicamento milagroso. O seu consumo regular contribui sim com a boa saúde, mas é preciso combiná-lo com os bons hábitos de vida, e isso implica em praticar atividades físicas diariamente e alimentar-se com os alimentos realmente saudáveis.

Por isso, deixe de lado os vícios que causa algum mal à saúde, tais como o café, o chá preto, bebida alcoólica, tabaco entre outros males, pois somente assim esses benefícios serão percebidos e você será mais feliz.

maickmacedo Autor

Criei a Farmácia de Deus para quem acredita que é possível manter a própria saúde por meio da alimentação e hábitos de vida saudáveis, de forma divertida, sem restrições e sem dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *